terça-feira, 20 de abril de 2010

Ecojóias/ Biojóias

O que são Ecojóias/ Biojóias?

São peças confeccionadas com sementes ou gemas vegetais, cascas, cocos, madeiras reaproveitadas, fibras e outros materiais encontrados no ventre das ricas florestas do Brasil, em especial a floresta amazônica. Elas nascem como forma de valorização da identidade cultural e do compromisso dos povos amazônicos, que unem a geração de renda com a preservação da natureza.

História

A arte com sementes surgiram com os índios, que faziam colares e pulseiras com as sementes e cascas de frutos, estas peças eram chamadas de contas. Viviam principalmente da caça e da pesca. As tribos mais adiantadas, porém, plantavam o milho, a mandioca e o fumo. Quando a caça faltava e a pesca se tornava insuficiente, os índios mudavam-se para outros lugares. Eram, portanto, nômades.

Os adornos principais dos índios consistiam em pintar o corpo com a tinta vermelha do tmicu e azul do jenipapo; alguns furavam as orelhas e os lábios, onde punham pedaços de madeira ou botoques, nome que até serviu para denominar uma tribo, a dos botocudos. E usavam também os colares de contas e dentes de animais ou de inimigos e enfeitavam-se com penas de pássaros.

Hoje os índios civilizados, vivem muito do artesanato, produzem muitos trabalhos típicos de suas histórias e tradições, mas os principais trabalhos produzidos são as contas, que possuem uma diversidade muito grande.

A partir de então surgem as Ecojóias.

Fonte: http://www.artesanatonarede.com.br/passos/exibir.php?esp=biojoias&id=2692

Nenhum comentário:

Postar um comentário